domingo, 21 de dezembro de 2014

Kuroshitsuji: Book of Circus

Este mordomo no picadeiro



Respeitável público, bem-vindos ao Noah's Ark Circus!

Em Londres, em uma mansão nos arredores de Londres, na era Vitoriana, o mordomo Sebastian Michaelis serve ao Conde Ciel Phantomhive, um garoto de doze anos de idade, de uma família nobre inglesa e responsável por um império de brinquedos e doces, sendo conhecido também como o "cão de guarda" da Rainha, solucionando problemas que importunam a Inglaterra, sejam eles sobrenaturais ou não.

Kuroshtsuji: Book of Cicrus, também é conhecido como Kuroshitsuji III, já que conta como uma terceira temporada para o anime de Kuroshitsuji, continuando a história a partir do ponto que o anime divergiu do mangá, que acontece no episódio 15 da primeira temporada e que compreende os episódios da Competição de Curry. Ou seja, todo o resto somado a segunda temporada são fillers. Que infelicidade!


Em Book of Circus, o cão de guarda da Rainha terá que investigar o desaparecimento misterioso de crianças que estão correlacionadas com as apresentações da trupe do circo Noah's Ark Circus (Circo de Noé) - daí que vem seu nome. Para tal, Ciel e Sebastian se infiltram no circo, disfarçados para investigar e descobrir o quanto o circo está envolvido com as crianças desaparecidas.

A história está presente nos mangás, os volumes 6 à 8, começando no capítulo 24 e terminando no capítulo 36, lançado por aqui entre junho e outubro de 2013, com periodicidade bimestral. Book of Circus começa com um episódio... filler. Afim de situar os telespectadores, ou ao menos relembra-los do que é feito o anime, colocaram um episódio nos moldes do primeiro episódio. É como se chamassem qualquer pessoa para assistir à série, independente de ter ou não assistido as temporadas anteriores. Eu por exemplo, pulei a segunda completa, uma vez que acompanho o título pela edição brasileira do mangá.

Ao se infiltrarem no circo, Ciel e Sebastian entram como novatos da trupe ao mostrar seus talentos, ou a Sebastian mostrar o talento de ambos, já que ele dá uma bela ajuda para que o Conde consiga uma lugar dentro do circo - afinal, ele tem isso de sobra. Não se pode resolver tal mistério somente assistindo a uma apresentação, e a vontade de satisfazer a Rainha fala sempre mais alto. É divertido assistir Sebastian tirando "sarro" da cara do Conde, enquanto este perde totalmente a compostura, tentando não parecer da nobreza. Claro que o anime não fica somente nisso. 


William T. Spears, o shinigami que apareceu anteriormente (no caso do Jack O Estripador) aparece para atrapalhar as investigações afim de investigar algumas irregularidades, não sendo tão pedra no sapato de Sebastian como poderia ter sido. Aliás, há algumas mudanças do mangá para a série animada, tais como o aparecimento de Grell Stucliff e Ronald (que me fez ver um pequeno spoiler, já que no mangá ele aparece um arco depois). Assim como acontece com William, ele não chega a ser irritante na obra, sendo mais um complemento do que uma mudança no enredo. Ponto para as fãs.

Book of Circus, no mangá - e atualmente no anime - é considerado pelos fãs mais fervorosos como um dos melhores arcos já apresentados até o momento. As cenas no picadeiro poderiam ter sido um pouco mais trabalhadas, para das destaque ao cenário apresentado. E infelizmente, somente uma vez pudemos ver Sebastian como um artista. Isso deixou a magia do circo fora. 


A história é altamente inspirada no conto folclórico O Flautista de Hamelin, que foi originalmente reescrito pelos irmãos Grimm, que narra um caso ocorrido na cidade de Hamelin, na Alemanha, em 26 de junho de 1284. No conto, infestada por ratos, a cidade contrata um flautista que poderia encantá-los e levá-los para longe, mas se recusa a pagar por seus serviços após o feito. Como vingança, o flautista encanta todas as crianças da cidade e as leva embora. Tal como acontece no conto, na história as crianças estão sendo levadas.... (só que de uma forma um tanto diferente, mas encantadas). Além do conto, também é citado a cantiga "Tom, Tom, the Piper's Son", original de 1725.

Yana Toboso insere tudo isso no enredo e nos apresenta uma boa história, com diversos personagens novos, a trupe do circo, cada qual com a sua habilidade no picadeiro que também é utilizada para outros fins. Também podemos conferir as habilidades dos empregados da Mansão Phantomhive, que graças aos fillers da primeira temporada não é tão novidade assim, mas ajuda a dar um up na série, ao invés de deixar tudo nas mãos habilidosas do simples mordomo Sebastian, que acaba fazendo o principal durante o arco, como bem sabemos.


Kuroshitsuji: Book of Circus teve sua estreia no dia 11 de julho até 12 de setembro de 2014 com um total de 10 episódios, com 24 minutos de duração cada. Sua produção ficou a cargo da A-1 pictures Inc., mantendo a qualidade e o visual dos episódios da primeira e segunda temporada, sendo recomendável para maiores de 17 anos (+17). Os dubladores permaneceram os mesmos, com destaque para a atuação de Maya Sakamoto, que sempre consegue, através da sua voz transmitir o desprezo que Ciel sente. O tema de abertura ficou a cargo da banda SID com a música ENAMEL. Sua abertura contém alguns spoilers a respeito do arco, mas nada que estraga a surpresa daqueles que ainda não o conhece. O tema de encerramento, ficou a cargo de AKIRA (vocalista da banda DISACODE e modelo da revista de moda Kera) com a música Aoki Tsuki Michite.

O anime está disponível no Crunchyroll para usuários comuns e assinantes. Clique para assistir.


+ Kuroshitsuji
Já foi anunciado, e inclusive exibido a continuação, intitulado Book od Murder, que retrata os acontecidos após o arco do circo. A trama aqui acontece como consequência dos atos de Ciel durante o encerramento do caso das crianças desaparecidas (que será assunto para outro post). Dessa vez, serão dois episódios lançados como OVA's (Original Video Animation) e tiveram exibições nos cinemas japoneses em 15 de outubro e 25 de outubro deste ano, com lançamento previsto em DVD para 28 de janeiro e 25 de fevereiro de 2015.

Descrição via FUNimation: Por ordem da rainha, jovem mestre Ciel Phantomhive faz um luxuoso banquete com o crème-de-la-crème para a elite de Londres. O que começa como um caso fabuloso rapidamente se torna escuro quando os convidados começam a aparecer mortos! Assassinato no centro das atenções nesta coleção de OVAs arrepiante onde até mesmo um mordomo demônio afável não está a salvo de um assassino à espreita. Caso Sebastian e Ciel desejam ver mais uma vez a luz do dia, eles devem juntar forças com seus convidados, incluindo o autor lendário Sir Arthur Conan Doyle, para desvendar o mistério – e pegar o assassino antes que seja tarde demais!


Yes, My Lord!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. É, preciso ver as primeiras duas temporadas.

    http://gotasdexp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...