a dor e a felicidade de crescer
O projeto Graphic MSP: Turma da Mônica - Laços foi tão bom (isso ninguém discute) que ganhou continuação
Teaser da segunda Graphic MSP da Turma da Mônica, quando o projeto foi divulgado, em novembro de 2013 |
Turma da Mônica - Lições foi o oitavo lançamento da série Graphic MSP, um projeto da Mauricio de Sousa Produções que traz artistas brasileiros reimaginando a turminha mais querida do Brasil em situações novas e um tanto diferentes do que já estamos acostumados. Lançada primeiramente em julho deste ano na Fest Comix e posteriormente nas bancas, Lições, dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi é também a continuação direta de Laços (lançada em maio de 2013 e com resenha que você pode conferir clicando AQUI).
Depois de vermos quão forte é o laço de amizade entre Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, o roteiro de Lições nos leva mais além, para o que podemos chamar de princípio de maturidade, que se comparada à Laços, mostra que ambas são duas histórias contrastantes da vida da turma.
Ambientado na escola, mais precisamente no 1º ano do Ensino Fundamental, no qual a turma comete um erro grave na escola - esquecem de fazer a lição de casa e tentam fugir da escola para não levarem bronca -, tem de encarar as consequências. É bem aí que a dupla Cafaggi encontra espaço para mostrar o lado dos adultos, quando eles precisam mostrar que o que Mônica, Cascão, Magali e Cebolinha fizeram é errado e que tem que ser punidos por isso.
A parte interessante disso tudo é que a "lição" é mostrada (e explicada em entrelinhas) através do outro sentido da palavra, já que ela pode ser aplicada a qualquer um de nós em qualquer idade.
Lições se passa quase sempre durante o dia, e mesmo que isso acarrete o uso de cores mais alegres, o clima triste durante a narrativa é persistente, reforçando a ideia que Turma da Mônica também é história de adultos. Claro, apesar da atmosfera densa, o toque infantil continua bastante presente aqui, e a arte dos irmãos ajuda bastante a reforçar essa ideia.
Embora o desenvolvimento da narrativa tenha sido ótimo, seu final foi um tanto quanto decepcionante, já que o verdadeiro final se deu nos extras (uma ideia dos autores), o que quebrou um pouco o clima do "fim do castigo", pois este foi deixado em aberto e poderia ter sido melhor explorado - com os desenhos da Lu, de preferência -, em quadros "oficiais". Contudo, por mais decepcionante que o final possa ter sido, Lições continua sendo ótimo em sua execução. Mas que poderia ter sido melhor, poderia.
Diferente de Laços, que é focado basicamente na turma: Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, Lições traz outros dos personagens criados por Maurício de Sousa, como o pequeno Dudu e do Quinzinho (ambos presentes em diversas histórias da comilona Magali), além de Penha, Agnes e Sofia - que graças aos extras, nos ajuda a recordar quem são (porque eu não lembrava delas).
Em uma tentativa de sair da mesmice e apresentar algo novo com a turma, que não envolva aventuras fantásticas e sim algo sério, mas sem deixar de lado as características que fizeram dessa turma a mais querida do Brasil, os irmãos Vitor e Lu Cafaggi se saíram bem mais uma vez. E que venha o próximo!
Continuando o projeto Graphic MSP, em setembro houve o lançamento do nono álbum Turma da Mata: Muralha e o décimo, Louco - Fuga está previsto para ser lançado em novembro, nas bancas e livrarias.
Graphic MSP: Turma da Mônica - Lições - 2015 - Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi com cores de Paula Markiewicz - 82 páginas - volume único - Panini Comics - R$21,90 (brochura), R$32,90 (capa dura)
Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão cometem um erro grave na escola. Agora, terão que encarar as consequências. E elas não serão poucas! Depois do sucesso de Laços, os irmãos Vitor e Lu Cafaggi retornam aos clássicos personagens de Mauricio de Sousa em Lições, mostrando o real valor da palavra amizade nesta Turma.
As lições nossas de cada dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!
E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.