quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Another Novel

Another - Yukito Ayatsuji - 2015 - 392 páginas - JBC

Koichi Sakakibara é um ginasial comum de saúde frágil. Após uma crise pulmonar e uma repentina viagem de seu pai, o jovem é obrigado a se mudar para a cidade natal de sua falecida mãe, Yomiyama, e fica sobre os cuidados de seus avós maternos. Ao se transferir para a Escola Ginasial Yomiyama do Norte, o garoto percebe um estranho clima de tensão entre seus colegas e os professores responsáveis pela sala. O garoto foi enviado para a Turma 3-3, uma sala especial. O que Koichi não sabia é que um inexplicável fenômeno ronda essa classe e que, enquanto ele tenta chegar ao fundo dos segredos e acidentes sem sentido do seu novo cotidiano, uma inegável e fatídica verdade se revelaria: "Esse é um ano que tem!"


Quem é o morto?



Another é um daqueles casos de obra que rompeu as barreiras da literatura, tendo sido adaptado para mangá (que foi publicado por aqui em 2013 pela JBC), anime (da famosa cena do guarda-chuva) e até se aventurou em um longa-metragem em live-action. E ele se encaixa no quesito "o livro vai ser melhor que suas adaptações".

Another Novel narra a história que aconteceu há 26 anos atrás, quando um aluno popular da Turma 3-3 do Colégio Ginasial Yomiyama morreu em um acidente. Na época, sem saber como lidar com a morte repentina do amigo, a classe (incluindo o professor) decidiu fingir que o tal aluno não tinha morrido. Esse é somente o plano de fundo da história, só que a narrativa acontece nos dias atuais (1998), quando Koichi Sakakibara se muda para a cidade de Yomikita e acaba caindo na Turma 3-3 do Colégio Yomiyama, e ele terá que descobrir o que se esconde por trás dessa história toda.

O enredo possui certa enrolação, voltando à um determinado assunto várias e várias vezes. Só que ao invés de se tornar cansativo, essa enrolação acaba ajudando a criar o clima assustador e misterioso que o romance possui, uma vez que Koichi se empenha em tentar descobrir e entender o fenômeno que assombra a Turma 3-3 enquanto procura uma forma de pará-lo. Mesmo que tal enrolação esteja presente no mangá, o leitor acaba não tendo a mesma sensação que o livro traz. E mesmo que você já tenha lido o mangá anteriormente, isso acaba sendo positivo até, pois sua narrativa nos conduz a imaginar a cena.

A edição brasileira ficou a cargo da Editora JBC (a mesma responsável pelos mangás) e o exemplar ficou muito bonito (graficamente falando), mas que assim como outras publicações do gênero não escapou dos temíveis erros de revisão, que não chega a ser um incômodo e nem grotesco como em No Game No Life Novel 1. Erros do tipo são até comum, mas pela quantidade que eu encontrei, percebe-se que houve certa pressa em lançar o material, fato que aconteceu em dezembro na Comic Con Experience. 

Contudo, apesar disso foi uma história que valeu cada palavra lida (até as que estavam unidas pela falta de um espaço) e para coisas de terror, Another é ótimo. Assim como o autor disse nos posfácio, eu também fiquei triste pela história ter acabado. 


Ler histórias de terror nessa época do ano é uma maneira agradável de se refrescar do calor que anda fazendo. Não é à toa que se faz maratonas de filmes no gênero no verão japonês.

"As decisões da turma precisam ser seguidas à risca." (Another, p.31)

Esse post faz parte do I Dare You 2.0 - Desafio Literário 2016, que possui três temas por mês, aonde só será preciso a leitura de um. O Tema 3 de janeiro é 'livro assustador', pode gerar controvérsias. Uns gostam muito de terror, outros nem tanto, há o suspense investigativo ou então um thriller psicológico. Sentir calafrios foram uma boa para refrescar nesse calor.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Realmente Another é bem famoso, mas eu nunca vi/li x.x~ Ahco que irei procurar lê-lo :3

    Bjs!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...