quinta-feira, 28 de março de 2013

O encanto de Miyori no Mori

Olá!!

Acredito que talvez esse seja um anime comentado bastante em sites de notícias sobre anime e mangá - segundo o Google - essa semana. Isso porque agora virou realmente raridade ver anime em TV aberta que recebam tratamentos dignos. 


Hoje, no "programa" Matinê Cultura, o canal de tv aberta TV Cultura exibiu uma animação japonesa um tanto desconhecida do público em geral - eu por exemplo, só fui conhecê-lo quando a notícia foi divulgava pela Sandra Monte em seu facebook -.

A animação é baseada no mangá de Hideji Oda, publicado em 2004 pela Akita Shoten. O filme foi exibido originalmente no Japão em 2007.
De acordo com a sinopse, retirada do próprio site da TV Cultura: "Depois de ser abandonada pelos pais, Miyori, de 11 anos, fecha seu coração para o resto do mundo e nega qualquer forma de relação humana. Ela foi confiada aos cuidados de sua avó, que vive perto da floresta. Miyori vai dar um passeio na floresta que parece não ter nada. No entanto, ela logo encontra coisas incríveis e, gradualmente, percebe que a floresta é mais do que parece."

O filme é como a maioria dos filmes de anime para crianças que parece ser algo pré-definido para a faixa etária de 10 anos ou livre. São aqueles filmes que não querem nada e logo se aprofundam de tal maneira na história que a idade para a qual a animação foi feita pouco importa, como se não existisse.

Talvez este seja o momento de "transição" pelo qual Miyori passa

É curioso poder ver nesse tipo de anime a evolução das personagens, que em pouco tempo, em algo de torno de alguns minutos (aproximadamente 116) é quase que surreal. E não estou falando somente da protagonista, mais de todos os envolvidos na trama.

Miyori no Mori, que aqui recebeu o nome singelo de Miyori e a Floresta Mágica, é o tipo de enredo que agrada ao mesmo tempo que diverte possuindo o dom de emocionar os telespectadores. Sim, tive que me segurar muito para não chorar em algumas cenas do filme. É também um anime, que se observado com muita atenção e empenho da para tirar uma lição de moral. Afinal, ele foi feito inicialmente para crianças.

Por exemplo, a trama mostra que não é certo culpar as outras pessoas por tudo que aconteceu em sua vida, como no caso de Miyori, que foi abandonada pelos pais na casa dos avós em uma cidade do interior, e por causa disso, se fecha contra tudo e contra todos, inclusive daquelas pessoas que tentam agradá-la para não vê-la mal ou que simplesmente se afeiçoaram a ela. Nota-se uma mudança após a descoberta da pequena sobre isso no decorrer da história, onde temos aquele aprofundamento. Ela descobre que há muito tempo havia sido escolhida para ser a guardiã da floresta e que se esqueceu disso devido a todas adversidades sofridas e o fato de estar começando a gostar do local aonde vive, ela reúne forças para cumprir com sua missão.

Incrível como estes filmes infantis fazem o grande uso de seres da
natureza presentes no folclore japonês

Mesmo em se tratando de um anime que não foi feito pelo Studio Ghibli, a animação ficou magnífica, tanto pelo enredo como pela trilha sonora presente, que ajuda em muito a tornar vários momentos emocionantes. Se você for assistir o anime algum dia, peço para que preste atenção nesse quesito e no encerramento, que mostra que basta que nos adaptemos a uma nova vida para que ela venha a valer a pena.

Para alguns desavisados, esta não é a primeira vez que a TV Cultura decide exibir algum filme animado nipônico em sua programação. O primeiro contato que tive com o filme A Viagem de Chihiro, se minha memória não falha, foi em 2008. Na ocasião, o anime havia sido exibido com áudio original com legendas em português, ainda contando com comentários durante o comercial sobre o mesmo. 


Para Miyori no Mori, o canal optou por exibido na faixa da Matinê (as 17h30) devido ao seu conteúdo ser para o público infantil (+10) e talvez o melhor de tudo, sem comerciais. Entretanto para a minha surpresa, ou simplesmente por falta de aviso, o áudio veio em português. Incrível como um anime que não é tão conhecido é dublado por aqui e nem temos o conhecimento do fato. A dublagem brasileira, sempre boa e com resultados positivos fez seu trabalho, talvez pecando somente em deixar alguns trechos no original - é possível ouvir em alguns momentos, as crianças concordando com "hai" ou invés de "sim" - e que num todo, não atrapalha tanto.

Enfim, o anime vale a pena e recomendo aqueles que não puderam assistir - seja pela falta de informação a cerca da exibição ou por estarem ocupados com trabalho ou estudo - que procurem pela animação. Ainda mais se você curte animes infantis japoneses ao bom estilo Totoro de ser. 

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Realmente, parece ser uma produção interessante. Provavelmente "deu traço" na audiência, mas espero que outras assim cheguem a televisão.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca soube da existencia disso. Ainda mais que mal assisto TV. Quando eu souber que irá apssar d enovo, tentarei assistir!

    E tentarei fazer pelo menos 2 posts por mês no Sussurro! E tou me enrolando desde janeiro pra afzer posts no Iki @_@

    ResponderExcluir
  3. Naty....

    Aleluia que mais alguém lembrou da existência da TV Cultura e com o foco no público infantil, infanto-juvenil e juvenil em sua grade de programação.

    Esse filme está muito além do que a população pode até mesmo interpretar, já uqe foi feito na mesma linhagem de Chihiro e Totoro, pois não houve a intensão de se prolongar demais numa história sem essa necessidade. São histórias curtas e que viraram um filme desde sua concepção para a televisão.

    Seria muito trágico ver essas histórias virando séries. Ficaria muito cansativo.

    Só pra deixar minha opinião teve um anime que eu acho que ficaria melhor como filme do que como série: Juuni Kokuki (The Twelve Kingdoms).

    Adorei o post!!!

    traga mais novidades!!!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Eu já estou procurando por um link para baixar o anime. Não sabia que a cultura fazia essa bondade de passar animes... e obrigada por compartilhar nega!!! Eu estava com saudades de circular por aqui!!! Adoro seu mundo, ou melhor sua forma de falar dos animes Natália <3

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
  5. Legal achar este post. Não conhecia (eu acho) esse anime mas gosto deste tipo "para toda família". E a ate me agradou bastante.
    Bom saber que vez ou outra pinta algo inesperado por estas bandas.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...