Outra galáxia, outros tempos
Star Wars, A Trilogia - George Lucas, Donald F. Glut, James Kahn - 528 páginas - 2014 - DarkSide Books
Star Wars, A Trilogia compreende o período clássico da franquia que mudou os rumos da indústria indústria cinematográfica.
Um Nova Esperança - Episódio IV, lançado em dezembro de 1976, o livro foi o primeiro contato do público com Luke Skywalker, o jovem destinado a combater as forças mais poderosas de um Império do Mal, usando uma Força que ele não imaginava. Assinado por Lucas, o livro foi adaptado de seu roteiro original com participação de Alan Dean Foster, autor de ficção científica que três anos mais tarde ajudaria a desenvolver o primeiro longa-metragrem da série Jornada nas Estrelas.
O Império Contra-Ataca - Episódio V. Segundo ato da trilogia e título favorito de grande parte dos fãs, O Império Contra-Ataca desenvenda a origem do herói Luke Skywalker, e coloca frente à frente os dois lados opostos da Força. "Eu jamais poderia imaginar o nível dos laços emocionais que o público havia desenvolvido com Luka como símbolo de bondade e Vader como a personificação do mal", declarou George Lucas tempos depois.
O Retorno de Jedi - Episódio VI. Preparar este capítulo foi um grande desafio para George Lucas: "Eram tantas as tramas que precisavam de resolução... Han Solo precisava ser resgatado. Leia deveria escolher entre Luke e Han. Luke tinha que decidir se juntaria forças ou combateria seu pai. Yoda e Ben precisavam revelar quem seria a "outra" esperança dos Jedis."
Este livro traz a trilogia clássica das telas para os livros, ou quase isso, já que a primeira história ou o Episódio IV - Uma Nova Esperança foi lançado alguns meses antes do filme estrear nos cinemas, e mudar como o mundo vê ficção científica - além de ser um marco para a indústria cinematográfica, com seus bordões sendo lembrados até hoje.
As três histórias não trazem muita coisa de novo para quem já assistiu milhões de vezes a trilogia clássica, e traz uma outra perspectiva imperceptível inexistente nas telas, como geralmente acontece com toda história que possui livro e vice e versa.
Em suma, nos três livros você fã - e quem não é fã também pode vir a conhecer -, vai encontrar tudo aquilo que consagrou a franquia ao longo dos anos, e que romanceados ganha um impacto interessante e arrebatador, pois os autores, sendo fiéis aos longas, adicionam sentimentos e pontos de vistas que não dá para notar enquanto assistimos aos filmes. Por exemplo, a dualidade dos sentimentos de Luke enquanto ele confronta Darth Vader ao forte apelo do lado negro da força, que ganha grande importância aqui, enquanto vamos avançando a leitura. A percepção de Han Solo de não estar mais sozinho e ter amigos ao lado dele e que arriscaram suas vidas para salvá-lo, logo após ter sido resgatado das mãos de Jabba, the Hunt ou quando a Princesa Leia percebe o verdadeiro significado do quê a Aliança Rebelde deseja realmente proteger.
Claro, esses são apenas alguns exemplos. Os três livros trazem diversos elementos que os enriquecem, e consequentemente o amor dos fãs para com a obra, vendo no íntimo de seus personagens mais famosos, como Luke Skywalker, a Princesa Leia Organa, Han Solo, Chewbacca, Darth Vader entre outros.
Um Nada do qual Luke e os outros o tinham salvado - colocado as próprias vidas em grande perigo por culpa dele, por nenhum outro motivo além de... ele ser um amigo. Aquilo era uma realidade nova para o arrogante Solo, terrível e maravilhosa ao mesmo tempo." p.411
Claro, esses são apenas alguns exemplos. Os três livros trazem diversos elementos que os enriquecem, e consequentemente o amor dos fãs para com a obra, vendo no íntimo de seus personagens mais famosos, como Luke Skywalker, a Princesa Leia Organa, Han Solo, Chewbacca, Darth Vader entre outros.
Há, contudo, certa diferenciação entre a narrativa de um livro para outro, sendo isto atribuído justamente por cada uma ter sido escrito por autores diferentes. Mesmo que eles conservem a essência, o recheio torna-se um pouco diferente, mas nada que atrapalhe a leitura. Cada livro possui aproximadamente 200 páginas cada e foi uma ótima ideia lança-los juntos.
O mais curioso de tudo é que estes livros já haviam sido lançados anteriormente no Brasil, o último deles em 1983, individualmente. Agora, ou mais precisamente no dia 25 de maio de 2014 (a.k.a. Dia do Orgulho Nerd/Dia da Toalha) a Darkside Books trouxe as três histórias compiladas em um único volume numa edição para lá de luxuosa, com capa dura e a oportunidade para todos os fãs de reviver a trilogia clássica sob outra perspectiva (e igualmente divertida). E para aqueles que estão na espera pelo próximo filme, pela próxima trilogia, por que não começar um aquecimento revivendo toda a história da trilogia clássica?
George Lucas é produtor, roteirista e cineasta. Criou a Lucasfilm em 1971, responsável pelas franquias Star Wars e Indiana Jones, que agora pertencem a Disney. Donald F. Glut é autor de roteiros infantis para a TV, como Shazam!, Homem Aranha, Transformers e outros. James Kahn é escritor e já adaptou para os livros outros clássicos do cinema, como Os Goonies, Poltergeist...
Escrito por um droide protocolar há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante...
Oiiii
ResponderExcluirAcredita que nunca assisti Star Wars? Está na minha lista a algum tempo, mas sempre acabo colocando outros filmes na frente (feio, eu sei). A primeira vez que vi esse livro (ao vivo) fiquei encantada com a edição maravilhosa. Mesmo sem nunca ter assistido, quis muito comprar o livro (até porque ia ficar lindo na minha estante), mas estava sem dinheirinhos :'( Achei bacana eles juntarem três livros, de autores diferentes, em uma única edição. Fica diferente.
Beijos
Vidas em Preto e Branco
Sou fã de Star Wars e sou louco para ler esse livro. Eu o tenho e pretendo ler esse ano, o que tem faltado até agora foi tempo. Mas sua resenha me animou ainda mais. Lerei, com certeza!
ResponderExcluirM&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!